domingo, 27 de janeiro de 2008

Entrevista a Cláudio Fragata (parte 4)

"À volta dos animais"... assim intitulámos esta parte da entrevista.



O Cláudio Fragata gosta de viver com os seus gatos?
São grandes companheiros, estão sempre a me seguir pela casa, a passear pelas estantes de livros. Agora mesmo, enquanto escrevo, Fellini cochila ao meu lado, com um olho entreaberto para não perder meus movimentos.

Alguma vez o arranharam?
Eu vivo arranhado, mas não é por causa de nenhum ataque. É que Fellini e eu lutamos às vezes. Eu o apanhei bebê e por isso ele não teve irmãos e os gatinhos gostam de brincar dessa maneira. Precisei fazer o papel de irmão. Brincamos de luta desde os seus primeiros meses de idade, vivemos rolando pelo chão.

São muito traquinas?
As gatas são bem calmas, gostam de banhos de sol à janela e de tirar longos cochilos. Mas Fellini, não. É bem levado. Curioso demais, vive metendo o focinho onde não é chamado. Adora o leão da Metro, vem de onde estiver para vê-lo rugir quando ponho algum DVD dessa companhia cinematográfica. Tem uma grande capacidade para fazer desaparecer pequenos objetos, como moedas, pen drives e tampas de caneta. Eu acho que ele tem alguma coisa de mágico.

Alimenta-os todos os dias?
É muito fácil alimentá-los. Os gatos comem várias vezes ao dia, mas em pequenas porções, ao contrário dos cães que devoram o prato de uma só vez. Então, cabe a mim reabastecer a vasilha quando está vazia. A ração que eles mais gostam é a de sabor salmão, mas eu dou também sabores galinha e sardinha para que tenham uma dieta bem balanceada.

Que idades têm os seus gatinhos Olívia, Fellíni , Sofia e Dinah?
A Olívia já é uma gata idosa, completa 19 anos dentro de alguns meses, e por isso se comporta como uma dama. Ela é mãe de Dinah e avó de Sofia. O Fellini faz cinco anos esse ano.

Ainda tem a coruja, a pomba e a rã?
Não tenho e penso que seria complicado mantê-los num apartamento. Eu prefiro ver a coruja, a pomba e a rã vivendo soltas em seu habitat natural.

Gostava muito da arara porquê?
É uma ave maravilhosa, majestosa e tão brasileira. Suas penas eram de um azul tão forte, parecia um pedacinho do céu.

De que animais gosta mais, de animais de voo, de aquáticos ou terrestres?
Gosto de todos os animais, independente de seu habitat. Eles merecem todo o nosso respeito e os humanos deviam olhá-los com menos soberba, com menos superioridade, pois são capazes de nos ensinar muitas lições.

Qual o seu animal favorito e porquê?
Como eu disse, não tenho animais favoritos. Convivo atualmente mais de perto com os gatos, por uma questão de espaço. Talvez eu pudesse ter um cão, que é outro animal que admiro, mas penso que meus gatos não vão gostar muito da ideia. Eles são bastante ciumentos!

Gostava de viver rodeado de bichos por todo o lado?
Adorava e ainda adoro. Comprei uma quinta onde pretendo viver quando estiver bem velhinho e lá, certamente, estarei novamente rodeado por bichos. Quero ter muitos cães e gatos e um lago com peixes e tartarugas. Quem sabe também um carneiro? E galinhas e patos e marrecos...

O seu gato sabe mesmo ler?
Fico desconfiado que sim e, às vezes, desconfio que ele sabe muitas coisas que eu nem imagino.

Por que é que a sua mãe não gosta de sapos?
Ela os acha nojentos, assim como as baratas.

O Cláudio tinha muitos animais no seu quintal?
Muitos, cães, gatos, tartarugas, peixes, papagaios e até corujas, pombas e sapos.

O que quer dizer com a expressão "basta desmanchar três formigueiros com o pé esquerdo"?
Era uma espécie de feitiço que minha prima me ensinou. Em dias nublados, basta desmanchar três formigueiros com o pé esquerdo para que o sol volte a brilhar. Ela também era um pouco bruxa, como Tatiana.

sábado, 26 de janeiro de 2008

O Delírio de Voar

Os tripulantes do Colégio Pe. Colbachini, Nova Bassano, RS, Brasil, antes de encerrar o ano letivo, deixaram esse vídeo que produziram para revelar mais descobertas sobre o sonho que o homem sempre teve: voar.Esperamos que gostem e aprendam com ele, pedindo escusas pelas pequenas falhas nele contidas, pois não tivemos mais tempo de reeditar.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Entrevista a Cláudio Fragata (parte3)

Em torno de Monteiro Lobato, Tatiana Belinky e outras pessoas - Por que é que Monteiro Lobato foi o seu autor preferido?
Ele ainda é um dos meus autores favoritos. Monteiro Lobato é um clássico da literatura infanto-juvenil brasileira. Do mesmo modo que os ingleses têm Lewis Carroll e Alice no País das Maravilhas, os italianos têm Collodi e Pinocchio, os americanos têm Frank Baum e O Mágico de Óz, os suecos têm a Astrid Lindgreen e a Pippi, os brasileiros têm Monteiro Lobato e o Sítio do Pica-pau Amarelo.

- Com que idade conheceu a Emília do Picapau -Amarelo?
Eu conheci Emília pela televisão, antes ainda de aprender a ler. Eu tinha em torno de 3 e 4 anos. A escritora Tatiana Belinky e seu marido, o diretor teatral Júlio Gouveia, fizeram a primeira adaptação de O Sítio do Pica-pau Amarelo para a TV. Vieram outras depois.

- Tatiana Belinky e Pedro Paulo Rangel são os seus melhores amigos?
Ambos são amigos queridos e eu os acompanho de perto em suas bem sucedidas carreiras. Tatiana é uma maravilha como pessoa e escritora. Pedro Paulo, o PP, como é chamado na intimidade, é um ator talentosíssimo. Dá gosto vê-lo em cena. Tenho uma lista grande de “melhores amigos”. Sou um homem de sorte.

- A Tatiana Belinky é sua amiga e conhece-a bem?
Somos muito amigos. Ela costuma me chamar de Fra-gato, porque gosto de gatos e ela também. Eu a visito sempre que posso, o que acontece quase todas as semanas. Como sei que ela gosta de bananas, levo bolos e compotas dessa fruta. Ela sempre me oferece um vinho do Porto enquanto conversamos, um Portinho, como ela diz. Tatiana me ensinou a tomar vinho do Porto com frutas secas, a maneira dos russos, o que é mesmo uma delícia. Na verdade, aprendo muito com ela, que é uma das maiores escritoras brasileiras. Ganhei dela no Natal um lindo poema. Quer saber como é? Eu digo:

Um certo Cláudio Fragata
(Não é navio nem pirata)
Mas é um aristocrata
Com ares de diplomata.

Gaiato de fino trato
Talentoso literato
Jeitoso que nem um gato —
Pra mim ele é mesmo Fragato!


- Porque é que Emília e Tatiana Belinky são a mesma pessoa?
Porque até chegar ao Brasil, vinda de sua Rússia natal, aos 10 anos, o sonho de Tatiana era ser bruxa. Ao conhecer o Sítio do Pica-pau Amarelo, mudou de idéia e passou a querer ser Emília. Como a boneca de pano, Tatiana é espevitada, tem sempre uma resposta na ponta da língua e não aceita nenhum tipo de autoritarismo e injustiça.

- O Cláudio gosta de trabalhar com a nossa professora Emília Miranda?
Gosto muito. É um privilégio ser lido e meu texto servir como objeto de estudo em escolas de outro país, não é mesmo? Fico muito agradecido por isso. É uma forma de estreitar os laços entre Portugal e Brasil por meio da língua e da literatura, só possível pelo esforço da professora Emília (que por sinal tem o mesmo nome da personagem famosa de Monteiro Lobato!).